Médico precisa do CRM, o advogado da carteirinha do OAB, o engenheiro do CREA e o modelo e manequim precisa do que?

DRT é o registro profissional

DRT é o registro profissional

Como eu já falei inúmeras vezes, modelo e manequim é profissão! É o ganho pão e paga contas de muitos profissionais da área! E modelo e manequim são reconhecidos como profissão, por isso temos o órgão que regula nossa profissão. Esse órgão é o SATED, que significa “Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões”.

O QUE É DRT?

O DRT é o registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho de cada estado e serve para autorizá-lo a trabalhar como modelo profissional.

Se você modelo e manequim, ator, trabalha com radio, teatro, tv e por aí vai, você precisa de um atestado que comprove sua capacidade profissional. Para cada ocupação um registro específico da sua função no meio artístico é cobrado!

POR QUE EU PRECISO?

O registro é obrigatório, segundo a lei 6.533 de 1978. Se você já “trabalha” na área sem o DRT, você está ilegal.

Infelizmente ainda vemos muitas modelos ou o que chamo de “pseudo-modelo” exercendo a função de uma modelo e manequim, roubando trabalhos de profissionais registrados e cobrando abaixo ou não cobrando o cachê estipulado pelo mercado, mas isso é tema para outro post.

Cada vez mais o DRT, registro profissional, está sendo cobrado e principalmente por grandes e pequenos clientes, pois não querem problema com o Ministério do Trabalho, os clientes querem profissionais que garantam que podem exercer o que estão propondo.

COMO EU TIRO O DRT?

Procure pelo SATED mais próximos de você e pergunte quando será a próxima avaliação para obter o DRT, registro profissional. Abaixo o contato dos principais SATED do Brasil.

SATED-MG
Rua da Bahia, 1.148 – sala 1910 – Centro
Cep: 30160-906 – Belo Horizonte – MG
(31) 3224.4743 – contato@satedmg.org.br
www.satedmg.org.br

SATED-SP
Av. São João, 1086, 4º andar – cjs. 401/402
CEP 01036-100 – São Paulo – SP
(11) 3335-6131
www.satedsp.org.brg.br

SATED-RJ
Rua Alcindo Guanabara, nº 17 – 18º andar –
Centro – Cep: 20031-130 Rio de Janeiro – RJ
(21) 2220-8147 – sindicato@satedrj.org.br
www.satedrj.org.br

DO QUE EU PRECISO PARA TIRAR MEU DRT?

  • Identidade e CPF.
  • Carteira de trabalho.
  • Comprovante de residência.
  • Certificado do curso de modelo e manequim.

A documentação e taxa a ser pago ao SATED pode variar em cada estado, o ideal é que você ligue e se informe do que precisa.

Esse é mais um passo para poder iniciar a carreira de modelo e manequim e se tornar um bom profissional! Para conhecer os outros passos acesse o guia que preparei para você aqui!

Deixe aqui seu comentário, opinião, dúvida…

Até o próximo post!

xox 


 

 

Comentários

Comentários